sábado, 27 de abril de 2013

AS PEÇAS:CAPTURAS E MOVIMENTOS


  •         O REI
 
         Movimento: Uma casa desocupada por lance em todas as direções. Não pode situar-se em casa sob domínio de peça adversária, pois o rei não pode se entregar.
        Captura: Em todas as casas em que pode se movimentar. Não pode capturar peças defendidas pelo adversário, pois seria capturado no próximo lance.
 

  •         A DAMA
 
         Movimento: Tantas casas quantas livres e em todas as direções.
        Captura: Em todas as casas em que pode se movimentar.
 
 
  •         A TORRE
 
 
        Movimento: Tantas casas quantas estiverem desocupadas, nas direções horizontal e vertical.
        Captura: Em todas as casas em que pode se movimentar.
 

  •         O BISPO
 
         Movimento: Todas as diagonais livres.
        Captura: Em todas as casas em que pode se movimentar.
 

  •         O CAVALO
 
 
        Movimento: Diz-se que o cavalo anda em L, ou seja, duas casas, na direção horizontal ou vertical, e mais uma, em ângulo reto à direção anterior. É a única peça que pode pular as próprias peças ou as do adversário.
        Captura: A peça adversária que encontrar-se na casa onde o cavalo terminar seu movimento.
 

  •         O PEÃO
 
 
        Movimento: Uma casa desocupada à frente. Quando o peão está em sua casa inicial, pode mover-se uma ou duas casas adiante, conforme ilustrado pelas flechas amarelas. 
        Captura: Somente nas casas em diagonal (uma casa apenas) à frente, conforme mostra a flecha verde. 

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